Gerenciar um varejo não é fácil. Diante do aumento da competitividade e desafiantes situações econômicas que nosso país enfrenta, o administrador não pode negligenciar sua gestão. Nesse caso, o aprimoramento da logística no varejo poderá ser a solução para seus problemas.
Apesar de ignorado por muitos gestores, esse fator é fundamental para o desenvolvimento saudável do negócio. Na leitura a seguir, vamos falar sobre o que é logística e qual é a sua importância no varejo. Daremos também as melhores dicas para um gerenciamento eficiente. Confira!
Logística é um ramo que administra recursos, pessoas e informações relacionadas ao movimento de uma organização, como a entrada e saída de materiais, transporte e distribuição de produtos, armazenamento, monitoramento de produtos etc.
O abastecimento de todo comércio varejista precisa ser rápido. Ás vezes, a demanda exige que a reposição dos produtos seja imediata. Além disso, as mercadorias são comercializadas em pequenas quantidades, o que torna a cadeia de suprimentos ainda mais complexa.
Os conhecimentos logísticos melhorarão o controle sobre todo o negócio, tornando-o mais preciso, transparente, eficaz e seguro para o varejo, minimizando as perdas, erros, despesas e maximizando as vendas.
A logística é uma disciplina bastante ampla, entretanto, há algumas estratégias bastante vantajosas e ao alcance de qualquer administrador. Veja quais são elas a seguir.
O primeiro passo para melhorar a eficiência do varejo é investir na infraestrutura do estabelecimento, adquirindo estruturas flexíveis, prateleiras resistentes e equipamentos de qualidade.
Dessa forma, seu pessoal conseguirá remanejar o estoque de forma prática, ágil e segura. Otimizando o dispêndio de tempo nessas tarefas e minimizando despesas com consertos.
O planejamento é uma prática fundamental para qualquer empreendimento de sucesso. Ele consiste no ato de estudar o mercado e tomar as melhores decisões para o futuro do negócio. Ao elaborá-lo, você terá mais chances de acertar as previsões de demanda de mercadorias e evitar a falta ou desperdícios no estoque.
Arquitete cenários pessimistas, realistas e otimistas sobre as vendas para não ser surpreendido com situações inusitadas, tirando benefícios diante de qualquer contexto.
Uma logística eficiente depende bastante do modelo de transporte utilizado, mas nem sempre a mesma modalidade será benéfica em todas as situações.
Apesar da alta utilização do sistema rodoviário pelos varejistas, busque calcular qual modalidade e quais veículos utilizados serão mais vantajosos para os processos de entrada e saída de mercadorias. A economia poderá parecer pequena, mas a diferença será impactante para as finanças do varejo a longo prazo.
Graças ao aumento da informação e competitividade no mercado, os consumidores finais estão se tornando cada vez mais exigentes. Dessa forma, preservar a integridade de suas mercadorias é essencial para manter sua clientela satisfeita e fidelizada.
Prepare um processo logístico diferenciado para cada tipo de produto e tenha atenção especial aos frágeis. Dessa forma, você conseguirá maximizar as vendas e minimizar as perdas de mercadorias.
Plataformas digitais de gestão são os elementos-chave para o aprimoramento da logística no varejo, os sistemas trazem funcionalidades reduzem gastos, otimizam a gestão e trazem mais segurança.
Como também, são investimentos acessíveis e garantem excelentes retornos financeiros. Adquiri-los fornece uma ampla gama de benefícios. Dentre eles, podemos citar:
A mentalidade dos seus colaboradores e demais administradores é um importante aspecto para aproveitar as melhorias do varejo. De nada adiantaria realizar todas as mudanças se elas não fossem aceitas pelos demais envolvidos no negócio.
Por essa razão, se reúna com seus operadores, supervisores, gestores e outros proprietários do varejo, conscientizando o público a respeito das dicas de logística no varejo aqui elencadas.
Quer mais dicas para o sucesso comercial da logística no varejo? Que tal investir em cosméticos no atacado para revenda? Ficou curioso. Então confira seis motivos para tomar essa iniciativa.